Câmara dos Deputados divulga vencedores de maratona hacker

16:22

Ferramentas criadas por hackers ajudam a fiscalizar os congressistas.
Os autores dos três melhores projetos irão receber R$ 5 mil do Sindilegis




A Câmara dos Deputados divulgou nesta quinta-feira (28) os três projetos vencedores do desafio feito em outubro pela Casa a hackers de todo o país para criar sites, programas e aplicativos que possam auxiliar a população a fiscalizar o desempenho de parlamentares e também monitorar o uso do dinheiro público.
Os primeiros colocados na 1ª Maratona Hacker (Hackaton 2013) são o site "Meu Congresso Nacional", o aplicativo para celulares "Monitora, Brasil" e o jogo de cartas "Deliberatório". Os autores de cada projeto receberão um prêmio de R$ 5 mil oferecido pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis). A entrega das premiações ocorrerá no dia 11 de dezembro, em cerimônia na Câmara.
No total, 50 analistas de sistemas e desenvolvedores de softwares participaram do desafio realizado entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro. Ao final da maratona, foram apresentados 22 projetos.
Entre as ferramentas desenvolvidas por hackers em apenas quatro dias de competição estão sites que permitem que os eleitores saibam o custo diário de um deputado e senador aos cofres públicos e que filtram projetos de lei que afetam um município específico. Uma das propostas, por exemplo, se utiliza de um sistema de geolocalização.
Meu Congresso Nacional, um dos projetos vencedores da 1ª Maratona Hacker da Câmara dos Deputados  (Foto: Reprodução)O site Meu Congresso Nacional permite que os
eleitores verifiquem a atuação e os gastos dos
parlamentares (Foto: Reprodução)
Para desenvolver os programas e as páginas na web, cada um dos concorrente pode contar apenas com os dados que estão à disposição da população no portal da Câmara na internet. O Meu Congresso Nacional, um dos projetos vencedores da maratona hacker, cruzou as informações existentes no site da casa legislativa para fornecer aos cidadãos índices de gastos de cotas parlamentares e de atividades realizadas pelos políticos eleitos.
Autor da ferramenta, o engenheiro de software pernambucano Kellyton Brito acredita que os programas criados durante a competição podem facilitar o gerenciamento de informações e reduzir erros humanos.
"Hoje eu acredito que é possível diminuir a corrupção no Brasil e uma das maneiras de se fazer isso é via software. Eles podem reduzir as falhas humanas, permitir um maior acompanhamento por parte da população e diminuir a burocracia do poder público. É um grande passo em busca desse objetivo", destacou.
De acordo com Brito, desde 5 de novembro, cerca de 11 mil pessoas já acessaram o site que ele desenvolveu na Hackaton.
"Monitora, Brasil", um dos projetos vencedores da 1ª Maratona Hacker da Câmara dos Deputados  (Foto: Reprodução)
Aplicativos e games
Outro vencedor do desafio, o Monitora, Brasil é um aplicativo para celulares smartphones que reúne várias informações relativas ao trabalho dos deputados federais, como projetos apresentados e publicações em redes sociais.
Já o projeto Deliberatório é uma espécie de jogo de cartas que simula os passos que têm de ser percorridos para um projeto se transformar em lei.
Deliberatório, um dos projetos vencedores da 1ª Maratona Hacker da Câmara dos Deputados  (Foto: Reprodução)
O game é dividido em rodadas e turnos. Em cada rodada, os jogadores fazem a discussão de uma proposta de lei.
A assessoria de imprensa da Câmara informou que os aplicativos, sites e programas desenvolvidos durante a competição serão disponibilizados no portal da Casa. A Casa também anunciou que, "na medida do possível", as ferramentas serão integradas a outras informações, sistemas e aplicativos da instituição.

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x